deixe sua mensagem
contato

Olá! Deixe sua mensagem ou ligue para nós.

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

12
Mar
Dicas

Como começar a educação financeira em crianças

Moremais
I
Mar 12, 2019

Estamos sempre orientando as crianças para que elas sejam realizadas profissionalmente, felizes, pessoas do bem, mas nunca tocamos no tema "como lidar com o dinheiro". Segundo especialistas, a educação financeira deve vir desde cedo, para ter reflexos profundos e positivos no futuro. A maioria das escolas já inclui essa temática nas grades curriculares, mas é primordial trabalhar o assunto também em casa, de onde a criança extrai grande parte de suas referências.

Veja abaixo as 4 dicas essenciais para ensinar seu filho a lidar bem com o dinheiro:

1 - Reduza os desejos realizados

Em torno dos 2 anos a criança começa a entender que o afeto dos pais pode lhe render muitas coisas boas como brinquedos, guloseimas, etc. Resista a tentação de atender todas as solicitações dele. Adiar ou negar um pedido estimula a capacidade de poupar no futuro.

2 - Aproveite o instinto de colaborar

Entre um ano e meio e três anos e meio a criança passa pela fase de querer ajudar os pais, com a organização e os afazeres domésticos. Estimule-as bastante, fortalecer hábitos nessa idade o tornará mais propenso a colaborar nas coisas da casa mais tarde.

3 - Mostre os meios antes do fim.

Os pais costumam, seja por comodidade ou por não suportar ver o filho sofrer, resolver rapidamente qualquer problema enfrentado por ele e solucionar qualquer problema relacionado à casa ou à família de modo que o filho não participe desse processo, como forma de poupá-lo de preocupações. Agindo assim, a criança se acostuma a ver que o problema aparece e, pouco tempo depois, não existe mais. Perde-se a noção do processo. Amanhã o adolescente achará que poderá ser um presidente de uma empresa sem ter ideia do que é necessário para isso.

A melhor maneira de ensinar é mostrar o passo a passo de como os problemas são solucionados. E, quando a criança pedir ajuda, perguntar: “O que você pode fazer para resolver esse problema?”. Quanto maior for a capacidade dela de resolver problemas, maior será a sua capacidade de ganhar dinheiro no futuro.

4 - Dose bem a mesada

Estabeleça previamente regras para o recebimento integral da mesada (exemplos: notas sempre boas, comer direitinho, colaborar em casa, etc) e sempre debata com as crianças o desempenho delas para conseguir a mesada. Isso estimula o cultivo de bons hábitos e valores para conseguir o melhor financeiramente.

Implante essas medidas e conte para nós o seu progresso. Queremos te ajudar a criar filhos capazes de, entre outras coisas, alcançarem a casa própria sem dificuldades no futuro.

...

mais posts
12
Mar
PLANTIO DE ARVORES FRUTÍFERAS
I
Mar 12, 2019

PLANTIO DE ARVORES FRUTÍFERAS

Continue lendo
12
Mar
OUTUBRO ROSA MOREMAIS
Moremais
I
Mar 12, 2019

OUTUBRO ROSA MOREMAIS

Continue lendo
12
Mar
Dicas
Fique longe das "doenças de inverno"
Moremais
I
Mar 12, 2019

Entenda melhor cada uma delas e como prevení-las.

Continue lendo
Ache fácil